Fatos em Fotos - Kevin Carter

Kevin Carter nasceu na África do Sul no dia 3 de setembro de 1960 e morreu no dia 27 de julho 1994 (suicídio)  ganhou um Prêmio Pulitzer por uma fotografia de sua autoria que retrata a fome no Sudão em 1993. Ele cometeu suicídio aos 33 anos de idade após sofrer pressão em não ter ajudado a criança da qual estava sendo vigiada de perto por um abutre.
Kevin era viciado em heroína e o vício só aumentou depois das pressões sofridas por ele , ele cometeu o suicídio  dirigindo até o córrego Braamfontein Spruit, em Joanesburgo, perto do Campo e do Centro de Estudo, uma área onde ele costumava brincar quando criança, e tirou a própria vida colocando uma das extremidades de uma mangueira no escapamento de sua caminhonete e a outra na janela do lado do passageiro. Ele morreu por intoxicação por monóxido de carbono, aos 33 anos de idade.
Leia abaixo um trecho da sua carta de suicídio.


"Estou deprimido ... sem telefone ... dinheiro para o aluguel ... dinheiro para sustentar as crianças ... dinheiro para dívidas ... dinheiro! ... Estou assombrado pelas vívidas memórias de mortes e cadáveres e raiva e dor ... de morrer de fome ou de crianças feridas, de loucos com dedos no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos assassinos ... eu tinha que ter ido junto com Ken (Ken Oosterbroek, seu colega fotógrafo que havia falecido há pouco tempo) se eu tivesse a mesma sorte."
Veja abaixo a foto vencedora do Pulitzer de 1993 e algumas outras de autoria de Kevin e o filme do qual conta a sua história e seus amigos.






Sinopse : O Bang Bang Club foi um nome associado primeiramente com quatro fotógrafos ativos dentro do townships da África do Sul durante o período de Apartheid, particularmente entre 1990 e 1994, a partir de quando Nelson Mandela foi libertado da prisão para as eleições de 1994. Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek, e João Silva foram os quatro associada ao nome, apesar de uma série de fotógrafos e fotojornalistas trabalhou ao lado deles (como James Nachtwey e Gary Bernard). Um filme sobre o grupo, dirigido por Steven Silver e Taylor Kitsch estrelado, Phillippe Ryan e Åkerman Malin, estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2010.

CONVERSATION

1 comentários:

Back
to top